Cordova → React Native: Uma ferramenta nova para apps melhores ainda

Na Tuhl soluções já estamos há 3 anos no mercado desenvolvendo apps variados utilizando um ótimo framework atual, mas que já vem apresentando algumas limitações: o Cordova. Como ampliamos nossa presença para iOS além de dispositivos Android, precisávamos de uma ferramenta mais ágil e poderosa para criar qualquer coisa que quiséssemos. Então porque não descobrir e mergulhar de cabeça em um projeto de apenas 1 mês utilizando React Native?

O React Native é um framework que possibilita o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos através de JavaScript e React, de maneira declarativa e muito prática utilizando componentes implementados na linguagem nativa do Android, iOS ou plataformas Windows por trás do código. O resultado, como dito pelo próprio Facebook (criador da ferramenta), traz apps que não devem nada aos puramente nativos na aparência e muito menos em desempenho e funcionalidade.

A adaptação para esse poderosíssimo framework trouxe desafios óbvios, como por exemplo a necessidade de se aprender quase uma linguagem nova, já que o RN utiliza como sintaxe de seus componentes uma mistura de HTML e JS (o JSX), mas também alguns inesperados, como a maneira de organização dos elementos e telas do aplicativo e a sua natureza reutilizadora de componentes.

No entanto, esses desafios inesperados acabaram trazendo também resultados muito melhores do que imaginávamos nos apps. Desenvolver um aplicativo em RN leva muito menos tempo do que em Cordova justamente pela possibilidade de reutilização sem esforços de código. Além disso, a descoberta e correção de bugs é muito rápida com o RN, que ao encontrar um erro mostra uma tela alarmante com um link direto para a linha de código problemática.

Trocar completamente de framework de desenvolvimento e criar um app novo em apenas 1 mês é uma escolha corajosa. Dar um passo grande desses é da natureza inovadora da Tuhl Soluções, trazendo sempre o que há de melhor em ferramentas de maneira personalizada aos clientes.

O resultado da aventura descrita neste post pode ser visto no app do Portal Tailândia (Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tuhl.tailandia e iOS:https://itunes.apple.com/br/app/portal-tail%C3%A2ndia/id1373253956?l=pt&mt=8), trazendo as últimas notícias de Tailândia-PA.