O que é Site Responsivo (mobile-friendly)?

Ainda é comum acessarmos um site e perceber que a página carrega em um formato não tão amigável para visualizarmos o conteúdo. Basicamente, classificamos esse tipo de site como não responsivo. Quando nos deparamos com esse tipo de situação é provável que não continuemos à navegar na página, transformando a experiência do usuário um desastre.

Site não responsivo x Site responsivo

Entre as desvantagens de não ter um site responsivo, podemos citar a retenção de usuários como uma das principais. Em pesquisa feita, mostrou-se que 74% dos usuários estão mais propensos a voltar para um site se ele for responsivo (mobile-friendly).

Outra desvantagem que sites não responsivos apresentam é o fator de SEO (Search Engine Mobile), referente à indexação de conteúdos em motores de busca. Há algum tempo o Google, referência em site de buscas, não está priorizando páginas que não são responsivas. De acordo com o Google, essa mudança foi feita porque a experiência com sites não responsivos é ruim. Fontes minúsculas, links que precisam que o usuário tenha “dedos finos” para serem clicados ou uma barra lateral que desce “eternamente” são alguns dos exemplos.

Se você ficou curioso para testar alguns sites por aí, vamos deixar uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google para verificar se um site é ou não responsivo (mobile-friendly): https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt.